"As mães de antigamente" vs "As mães de hoje"

04:24

Quantas vezes já ouviram "antigamente não era nada disto",  "antigamente faziamos tudo", "nós também os tivemos e não havia epidural", "tinhamos tempo para tudo"...

Tenho a certeza que muitas vezes. E se não foi em comparação convosco terão ouvido em comparação com outras grávidas/mães.

Mas o que é que mudou?
As mães de antigamente eram melhores mães que as de agora? Ou mais fortes?

Não creio nisso.
Creio que mãe é mãe.
Serão sempre as melhores para os seus filhos, independentemente, da era em que vivem.
A única coisa que, para mim, é diferente é a voz que temos hoje em dia.

Hoje, somos capazes de falar sobre tudo.
Sobre os nossos medos e inseguranças durante a gravidez e quando os bebés nascem.
"Podemos" falar abertamente que tivemos dores no parto, que não conseguimos amamentar, que estamos cansadas ao final do dia e que os nossos filhos dão muito trabalho.

É a mais pura da verdade.
Dao trabalho e muito... mas não é por isso que gostamos menos de ser mães.
Não pensem, nunca, que todas as vezes que falamos/que nos queixamos que é sinónimo de fraqueza ou de arrependimento pelo trabalho que e a maternidade nos da.
Não, nunca.
Acredito mais que falamos porque, hoje, felizmente, temos voz. Temos quem nos ouça e quem nos apoie. Temos outras mães que partilham as mesmas dores, os mesmos receios.

As mães de antigamente não são mais fortes ou mais capazes que nós, so porque nunca se queixaram. Na minha opinião, não adiantava fazerem-no. A época em que viveram "não o permitia". Mulher era mãe, esposa e dona de casa sem espaço para "falar" sobre as dificuldades da maternidade. Esta fazia parte da vida delas e ponto.

Por tudo isto, quando ouço expressão como as do início do texto me chateia. Não pelas comparações, porque,  infelizmente, existirão sempre, mas por parecer que umas são melhores que outras.

As mulheres que decidem ser mães decidem ser capazes de amar sem precedentes, de fazerem tudo o que estiver ao seu alcance pelos seus filhos, de sofrer como nunca, de terem medo... decidem ser mães... independentemente das dificuldades de cada uma, da dor de cada uma, da maneira de estar e educar de cada...

Mãe é mãe, independentemente de tudo...

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts