O desmame noturno.

05:11

Ja muito li e vi sobre o tema, que talvez seja um dos mais difíceis da vida dos pais e dos bebés.
Este assunto, é sempre muito complicado de gerir, por toda a família. Ora a mamã ainda não ache que é altura ou então acha mas não sabe como fazer, ora o papá acha que já é altura e a mamã não, enfim... gera sempre algum desconforto.

No nosso caso, foi decidido fazer o desmame noturno quase de mútuo acordo.
A partir dos três meses de idade da Joana Flor a nossa enfermeira de família achava que ela já conseguia dormir a noite toda, tendo em conta o seu peso.
O que eu pensei, "tão cedo??!!!"...

O que é certo é que a pequena, ainda hoje, e viciada em leite. Tanto que chegou a beber cerca de 750ml de leite entre o deitar e o levantar.
Um absurdo, nós sabemos...
Mas mesmo assim, e sabendo que era mais vício que fome, não conseguia ainda acabar com as ceias noturnas.

Toda a gente sabe que os bebés procuram a mama por dois motivos, fome ou conforto, mimo... e o biberão da Joana Flor tinha o mesmo efeito nela, era a mama dela, desde que nasceu, por opção sua, como ja sabem.
E não era o facto de ela beber o leite materno pelo biberão que a decisão da retirada das manadas noturnas não teriam o mesmo impacto em mim que em outra mãe qualquer, por isso, como outra mãe qualquer arrastei essa decisão.

 Quando decidimos fazer o nosso desmame?
 Estava a Joana Flor a fazer 9 meses.

Como o fizemos?
Não lhe dando leite durante a noite.

Quem o fez?
O pai.

E é este último ponto que foi crucial para que este processo fosse bem conseguido.
O pai é a pessoa indicada para nos ajudar. Ele não vai cair em tentação quando as lágrimas da bebé entoarem pela casa nem quando as dele escorrerem pela cara. Ele vai dizer à mãe para não aparecer no quarto tentando retirar-lhe a dor que sentirá mesmo sabendo que do outro lado da parede está a sofrer.
Ele não terá o cheiro nem o leite presente capaz de lembrar ainda mais a bebé daquilo a que estamos a retirar.

Se é difícil?
Muito, muito mesmo. E eu falo-vos da dor que senti so de a ouvir chorar. Não consigo imaginar sequer ao ver a expressão dela, ao ver as suas lágrimas e ao ouvi-la adormecer sufocada como ele viu e ouviu.

Se fizemos da maneira mais correta não sei, mas foi aquilo que decidimos juntos, com o amor que nos une à nossa filha e no fundo funcionou muito bem.


Peçam ajuda, os papás estarão sempre do nosso lado 💕

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts