Dicas de conciliação da vida pessoal com a vida profissional

12:32

Este tema foi um dos sugeridos, por vocês, na nossa página do Instagram, e as dicas que vos sugiro são meramente pessoais.É aquilo que dá resultado comigo e com a minha atual situação tanto pessoal como profissional.

Todos sabemos, e vivenciamos diariamente, as dificuldades que é conciliar toda uma vida pessoal com a profissional. Não precisamos de ter 3 filhos nem de ter um cargo importante para percebermos o quão é difícil fazer a gestão de tudo. Por isso, e para mim, o segredo de tudo é o equilíbrio.

Sabermos equilibrar as nossas "duas" vidas é muito importante tanto para andarmos de bem com vida como de fazermos as coisas bem.

Assim sendo, deixo-vos uma lista daquilo que faço e considero fulcral.

* 1 - Acordar cedo;

Acordar cedo é o primeiro passo para conseguirmos fazer tudo, sem correrias. Se nos preparamos a nós e às nossas coisas antes dos miúdos, o tempo passado com eles é muito mais tranquilo, sem birras e mais proveitoso.

* 2 - Planear o nosso dia;

Planear é sempre uma mais valia. Quer seja planear o dia de trabalho que fora dele, porque convenhamos o nosso dia não termina após as 8horas laborais. Saber o que temos que fazer tanto no local de trabalho como em casa é "meio caminho andado" para termos as coisas sempre organizadas.

* 3 - Não levar trabalho para casa;

Eu sei que em alguns casos não é fácil, mas há sempre maneira de contornar a situação. Ficar mais um bocadinho no trabalho ou trabalhar quando os miúdos estão a dormir é preferível a estar so de "corpo presente" em casa.

* 4 - Deixar os problemas pessoais em casa;

Não transportar os seus problemas para quem não tem culpa, afinal toda a gente os tem, certo?
No trabalho temos/devemos ser sempre os mais profissionais possível e ninguém tem culpa daquilo por que estamos a passar.

* 5 - Deixar o tema "trabalho" no trabalho;

É obvio, e faz parte do convívio familiar saber como correu o dia a cada membro, mas fazer disso uma constante ou um monólogo é que não. Conversar sim, debitar os nossos problemas profissionais não.

* 6 - Estabelecer prazos;

Dizer "amanhã tenho que enviar aquele email" é tão importante como o "logo tenho que passar a ferro". Faz parte da nossa vida e estabelecer dias para fazer tanto as tarefas profissionais como as familiares são formas de organização.

* 7 - Aproveitar BEM o tempo todo;

Aproveitar bem o tempo tem sido aquilo que melhor tenho feito. Com horários rotativos, ha que establecer prazos para que tudo seja feito. Quando estamos no local de trabalho devemos estar a 100% e fazer o máximo de tarefas possíveis, tal como em casa. Assim os tempos livres são mesmo tempos LIVRES e para serem verdadeiramente aproveitados. É necessário levar as crianças para a escola ou ir busca-las mais tarde para terminar um trabalho? Pois que assim seja, mas quando estivermos com elas estamos tranquilos e com dedicação total.

* 8 - Reservar fins de semana ou folgas para a família;

Com a correria do dia a dia, sao cada vez mais esquecidos os momentos em família. Aqueles em que somos capazes de ir ao parque ou de estar a brincar ao faz de conta. Aqueles que nos fazem rir e que os deixam verdadeiramente felizes.
Aqueles momentos que fazem falta não devem ficar esquecidos.

* 9 - Descansar;

Às vezes é difícil, nós sabemos, mas é algo de que precisamos para andarmos bem e "rendermos". Ja experimentaram dormir, de tarde, com as crianças? É taoooo bom e sabe tão bemmm.

* 10 - Dizer "NÃO";

Saber dizer "NÃO" é tão ou mais importante que saber dizer sim. Ter a capacidade de perceber o que é bom, ou não, para nós é fundamental, quer seja a nível profissional como pessoal. Dizer sempre "Sim" ao chefe so porque sim,  não acrescenta nada à nossa vida nem nos enriquece e por conta disso podemos estar a perder vivências familiares bem mais importantes.

* 11 - Confiem...

Confiar no local ou nas pessoas a quem deixamos os nossos filhos é um peso tirado dos nossos ombros. Todos sabemos que um dia amamos o jardim de infância no outro detestamos e apetece-nos fazer tudo, mas que sejam mais aqueles que amamos.
Os nossos papás, os papás deles, os avós, os tios, os padrimhos são o nosso  pilar. São as pessoas mais "qualificadas" do mundo para ficarem com os pequenos, são aqueles que, também, nos fazem trabalhar da forma mais tranquila possível.

De certa forma, aquilo que vos quero passar é que, acima de tudo, estejam felizes com a vossa vida e com o que fazem. Trabalhar so porque sim não é normal. Devemos fazê-lo para nos sentirmos úteis tanto à sociedade como à nossa família. O trabalho não deve ser visto como uma forma de trazer dinheiro, deve antes ser uma "ocupação" que fazemos com gosto e com responsabilidade.
O mesmo se aplica à família e ao facto de termos ou não filhos. Não os tenhamos porque é "normal" ou porque a "sociedade obriga", tenhamos porque os queremos, so assim conseguimos o equilíbrio perfeito da vida.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts