A escola certa...

05:29





Quando nos preparamos para sermos pais alertam-nos para muitas dificuldades (a privação do sono, a alimentação, o parto...)  mas, a meu ver, o aspeto mais importante não é, de todo, falado nem lembrado.

Com o passar dos tempos, verifico que uma das minhas maiores preocupações é a escola. O local onde a minha filha passa muito do seu tempo.

Felizmente, até ao momento, temos a certeza que fizemos a escolha certa. É óbvio, que há dias em que questionamos tudo, mas quando as coisas boas se sobrepõe às menos boas é questão ganha.

Já tive (tenho) muitas colegas de trabalho e amigos a questionarem em que escola anda a pequena. Porque "na escola do meu filho não permitiam que o levassem a essa hora. Já não o aceitavam" ou "e deixam-vos à vontade para entrar na escola?"
Sim é sim.
A escola da pequenina tem regras, como todas as instituiçõe, aliás sem regras não se consegue fazer nada. Mas se há coisa que a nossa escola se preocupa é com a família.
É é isso, que a nosso ver é fundamental.

A escola ser um todo. Instituição, família e sociedade.
Fico triste, arreliada até, quando pais que têm trabalhos com horários rotativos não podem aproveitar um bocado do seu tempo com os filhos porque se as crianças não entrarem na instituição até às 9:30h já não os aceitam.
Como assim?
Para mim isto não funciona. Não é humano...

Escola não pode ser só o local em que deixamos os pequenos enquanto vamos trabalhar, mas deve ser a continuação de nós mesmos. Por exemplo, ainda um dia destes a pequena não quis comer e a regra aplicada foi a mesma que em casa. Isto só acontece porque há diálogo, entreajuda e respeito uns pelos outros.

Se educar é fácil? Não, claro que não.
Atrevo-me a dizer que é a tarefa mais complicada que já tive, mas se tivermos ajuda tudo fica mais fácil. E se tivermos todos a mesma linha melhor ainda...

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts