Re - Abertura do pré escolar Covid 19

03:18


Foram, ontem, reveladas todas as diretrizes para a re-abertura das creches neste período de Covid 19 e antes que me digam que eu sou contra o governo e blá, blá, blá... digo, apenas, que esta é a minha opinião como mãe e como cidadã deste país.

Não sou contra governo algum, sou antes contra medidas estúpidas de governos. A abertura das creches, nesta altura, é só isso, estúpido. E porquê? Porque sou da opinião do abre tudo ou fecha tudo. As medidas tomadas, em grande maioria, até agora, são sempre medidas economicistas, para variar 🙄 e acabam por dividir pais e crianças de "1° categoria e 2° categoria".

Se é para o país "andar" deveria abrir todo o ensino, só assim é que pais podem trabalhar e tentar preservar o seu posto de trabalho. Só assim pais tentariam dormir mais sossegados e pensar que não vão ter austeridade dentro da sua casa e ter as mesmas contas para pagar. Só assim pais poderiam tentar "voltar à normalidade" ou vocês pensam que um pai/mãe que vai estar estes meses todos em casa vai ter o seu posto de trabalho à espera? Só estamos a adiar o inadiável.

E porque é que eu, mãe de uma criança em idade pré-escolar não posso ficar em casa e receber o valor destinado para isso?
Porque é que eu, mãe de uma criança em idade pré-escolar tenho que decidir entre levar a minha filha para a creche ou pedir ano sabático e ficar com ela em casa, sem rendimentos, e ter que continuar a pagar a escola, porque ela está aberta e eu só não a levo porque não quero?
Porque é que a minha filha tem um tratamento diferente, por parte de quem nos governa, das crianças do 1 e 2 ciclo?

São muitas as questões que se prendem a esta decisão, mas para variar, as leis são ditas e pouco questionadas.

Já agora, como é que as creches vão funcionar a partir de agora?
As profissionais terão de usar máscaras e videiras e as crianças deixadas à porta da escola. Têm noção da brutalidade desta imagem para os mais pequenos? Aqueles que estiveram até agora protegidos em casa e que, em muitos casos, desfasados da realidade "cá fora".

Os brinquedos não poderão ser partilhados e não aos beijos e abraços. As crianças terão que estar, entre elas, com distâncias de 1,5/2 metros, as atividades e refeições deverão ser feitas por turnos e as turmas divididas para facilitar todo este processo.
Mas o que é isto???
Os valores que eu andei a ensinar à minha filha durante estes três anos de vida, serão postos em causa. A partilha, entreajuda, o convívio...

Mais uma vez digo, estas medidas estão completamente desfasadas daquilo que é possível fazer nos estabelecimentos de ensino. Não há espaço e Há crianças...
Há bebés que precisam de colo, de trocas de fralda e de auxílio para comer.
As creches são vida, não prisões...

E, por favor, não me digam que "tem que ser" ou é "só por 2/3 meses" porque não é, ou alguém acredita que até Setembro há vacina e tudo não passou de um pesadelo?

Em Setembro...
Em Setembro voltamos a falar, se até lá não houver uma epidemia nas creches...




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts