A estranha mania de fazer comparações...

05:21

À pergunta que idade tem o seu filho? Vem logo a seguir a parte do " então já faz isto, então já faz aquilo..." e se dizemos que ainda não faz isto nem aquilo vem a parte do "mas o X já faz e o Y também"...


Quem nunca passou por isto?
Nós, até h bem pouco tempo,  passamos, muito seriamente, pelas comparações.
A bebé ainda não anda, não é normal...
A bebé ainda não fala, não é normal...
A bebé ainda não come sólidos, não é normal...

Que mãe/pai não fica preocupado e/ou irritado?
Sinceramente, eu fiquei muito mais irritada que preocupada.
Irritada pelas comparações...
Irritada pela suposta falta de normalidade das ações da pequena. 

Informei-me, li, pesquisei muito antes de engravidar.
Sei quais os períodos/idades a criança deve desenvolver determinada competência.
Estudei isso ha uns anos.

E se ha coisa que desde esse tempo sempre fez sentido para mim é que cada um tem o seu tempo. E isso sim, é o que vale a pena.
Dar tempo ao tempo.
Darmos normalidade à vida e não colocar mais stresse e anseios nela.
Cada um de nós tem o seu tempo...
Cada um de nós aprende no seu tempo...
E a pequenina cá de casa não foi diferente.

Se até então, aquilo que a bebé deveria  (na voz dos entendidos) fazer e não fazia, começou agora a fazer tudo ao mesmo tempo.
Come, fala, anda... não como os outros, mas como a Joana Flor quer. Porque a Joana Flor é a Joana Flor e não os outros... os outros são isso, os outros...

Deixem de fazer comparações.
Lembrem-se que ha pais, com coração, medos, anseios, sem conhecimento do que deve ser o desenvolvimento do bebé... a ouvir as vossas comparações. E se uns, como eu que não ligo nenhuma, ha outros que ficam muito preocupados e com medo que os filhos tenham problemas graves.

A mim a única coisa que abala o meu coração de mãe é a infelicidade da minha filha, o resto, como ja vos disse é isso mesmo.... 

o resto...

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts