10 coisas que não se dizem/fazem a uma grávida

05:49

Hoje, começamos com o primeiro "top 10" do blogue.

Para inaugurar esta categoria, decidi começar com:

"as 10 coisas que não se dizem/fazem a uma grávida"

* 1 - Quando anunciamos a gravidez e recebemos um: "Já não era sem tempo..." ou "Aproveita agora que depois não vais ter sossego".
A sério?! Nós engravidamos "quando queremos" e quando planeamos isso sabemos bem que a nossa vida mudará completamente, estranho era se isso não acontecesse.
Esse tipo de comentarios para além de desagradáveis podem fazer lembrar, ao casal, momentos menos bons como dificuldades que podem ter tido em engravidar ou até mesmo casos de aborto.


* 2 - Passar a mão na barriga;
Se a mulher não é propriedade pública antes de engravidar, não me parece que depois passe a ser para toda a gente achar que tem o direito a meter a mão na barriga. Se forem pessoas muito chegadas isso vai acontecer naturalmente, caso não sejam, paciência...

* 3 - Mostrar a preferência do sexo do bebé com um :"eu quero...";
Desculpem lá, mas isto não é de escolha e mesmo que fosse seriam os pais a fazê-lo, não o resto das pessoas.
Se os futuros pais tiverem preferência pelo sexo ainda acho menos conveniente.

* 4 - Mostrar desilusão na descoberta do sexo do bebé.
Se os futuros pais não tiverem preferência tanto melhor, se tiverem e coincidir com o resultado,  aquilo que os outros "queriam" é irrelevante.

* 5 - Dizer à grávida que ela está gorda/magra.
Atenção, à partida, uma mulher grávida está mais frágil e fazer algum comentário deste género poderá deixa-la desconfortável.
Se por um lado,existem as grávidas que engordam muito, mesmo fazendo cuidado, existem também aquelas que gostariam de ter uma barriga mais visível e não têm.

* 6 - Fazer da grávida uma inválida.
Hello, as mulheres têm o prazer de poder engravidar, dom mais fantástico do mundo, mas ao consegui-lo não ficam incapacitadas de fazerem a sua vida normal.
Continuem a tratar-nos como até então.

* 7 -  Não queiram empanturrar a grávida de comida.
É mais que sabido que o "comer por dois" não existe. Poderemos ter mais vontade de comer isto ou aquilo, ou alguns alimentos nos saberem melhor, mas é so isto, nada mais.
E se, por algum motivo, a grávida tiver alguma restrição alimentar, ou se não quiser comer algum alimento não comecem com o : " No meu tempo...".

* 8 - Não digam a uma grávida que deve vestir isto ou aquilo...
A grávida continua a ser mulher e, portanto, continuará a cuidar-se e a arranjar-se e para isso não precisa de vestir as tradicionais roupas de grávida.

* 9 - Não façam referência ao tamanho das mamas de uma grávida "O bebé vai ter muito leitinho". Primeiro porque é extremamente indelicado e depois porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Para além,  de que essa mãe pode não querer amamentar.

* 10 - Não contem histórias dramáticas da hora do parto.
Não vale a pena pôr medo na grávida. Essa hora ja é recheada "do desconhecido" para a grávida e ir para lá já com pensamentos negativos em vez de ir tranquila.


Este é o top seleccionado, por mim.
Aqueles pontos em que muitas grávidas dizem ser desagradáveis e desnecessários.

E vocês, querem acrescentar mais algum?


* Brevemente, "top 10 do que não devem fazer/dizer a uma recém-mamã. *

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts